São moldes que são projectados para terem mais do que a abertura normal, entre a metade da injecção do molde e a da extracção, para permitirem que:
- Peças com negativos ou sem saídas possam ser desmoldadas (extraídas) sem qualquer imperfeição.
- Que os gitos se separem das peças antes do molde abrir na sua linha de junta principal.
Molde com 3 aberturas.
Em virtude do diâmetro mais pequeno da peça não ter saída, para evitar riscos ou gripados nas paredes exteriores da mesma, durante a sua saída da cavidade, deve-se considerar elementos móveis a deslizar nos blocos de travamento A.
Quando o molde abre, através da 1ª abertura, os elementos móveis afastam-se da peça plástica seguindo as inclinações das paredes do Bloco de Travamento.
Ao afastarem-se da peça 5/10 milímetros, curso C, eles param de abrir e a peça fica livre exteriormente.
Seguidamente, o molde por efeitos da mola faz a 2ª abertura, originando que a bucha se afaste do diâmetro D. Finalmente dá-se a 3ª e última abertura para permitir que o aro extractor E actue na peça e a extraia da bucha.

Em virtude da zona negativa que a peça tem, lado da cavidade, o molde tem que ter 2 aberturas.
A 1ª abertura tem como objectivo dar condições para que o elemento móvel se mova da peça plástica até que a zona negativa fique livre do aço.
Para se realizar a 1ª abertura, quando o molde começa a abrir a barra B (Fig. 2-B) puxa a meia lua que está acoplada na chapa das cavidades e ela por sua vez puxa o elemento móvel, fazendo-o deslizar na guia inclinada até libertar o negativo da peça.
A face inclinada interna F da meia lua contacta a face D da barra A obrigando a meia lua a rodar o curso C terminando a 1ª abertura.
A seguir dá-se a 2ª abertura para que a peça fique totalmente livre do aço da cavidade e com espaço suficiente entre a metade da cavidade e da extracção, para ser extraída.
Mostra em detalhe o sistema que controla a pré-abertura do molde (1ª abertura).
É um molde tipo Bico Italiano que tem uma pré-abertura por acção da mola n para permitir que o gito se separe da peça. Depois dá-se a 2ª abertura, a principal para permitir que a peça seja extraída.
Mostra em detalhe o sistema que controla a pré-abertura do molde (1ª abertura).