CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS

Quando nos deparamos com a necessidade de adquirir um determinado material ou equipamento, não é raro que a nossa maior dificuldade consista em proceder à sua selecção, tal é a diversidade dos mesmos. No entanto, raramente uma escolha aleatória é a melhor solução para o problema que pretendemos resolver.
Os materiais e equipamentos têm determinadas características eléctricas, mecânicas e outras, que os tornam adequados ao trabalho em situações e em condições bem determinadas, ou dentro de parâmetros que devem ter sido bem ensaiados e estabelecidos.Quanto às características eléctricas dos materiais, é vulgar alguns autores usarem a seguinte classificação:

Materiais
Características Eléctricas
Condutores
Englobam-se nesta classificação os materiais que melhor conduzem a corrente eléctrica, ou seja, que menos resistência oferecem à sua passagem. São exemplos, de materiais bons condutores, o cobre (macio ou duro), o alumínio, a prata, o ouro, algumas grafites, o bronze silicioso, o latão e o mercúrio.
Englobam-se nesta categoria os materiais maus condutores, isto é, os que oferecem uma resistência grande à passagem da corrente eléctrica, sendo, por isso, conhecidos por materiais resistentes e tendo campos de aplicação diferentes. São exemplos algumas ligas, como o constantan, o ferro-níquel, o níquel-crómio e algumas grafites.
Isoladores
Os materiais isoladores são aqueles que, praticamente, não permitem que a corrente eléctrica os atravesse, a não ser em condições extremas (quando sujeitos a campos eléctricos muito fortes). Como exemplos podemos citar a mica, a porcelana, o vidro, o quartzo, o ar, a borracha natural e alguns plastómeros, como o PVC.
Semicondutores
Os materiais semicondutores conduzem a corrente eléctrica em determinadas condições (de temperatura e de energia) e apresentam valores de condutibilidade compreendidos entre os dos condutores e os dos isoladores. São exemplos, destes materiais, o silício e o germânio.
Magnéticos
Os materiais magnéticos, embora sendo condutores da corrente eléctrica, têm campos de aplicação diferentes, por serem também bons condutores das linhas de força do campo magnético. São exemplos, o ferro macio, o ferro fundido, o aço silicioso, o níquel e o cobalto.