RETENTOR DE MOVIMENTOS

Tem como função limitar o recuo do elemento móvel para que, quando o molde se fechar, este encaixe perfeitamente na guia inclinada, que está colocada no lado da injecção. No mercado, é comum encontrar duas soluções:

  • É colocada uma cavilha no elemento móvel a uma distância da mola, igual à do curso necessário para que o elemento móvel faça a desmoldação da zona negativa. A mola está fixa à chapa das buchas, mesmo por cima do elemento móvel. Quando se faz o recuo do elemento móvel, este move-se até a cavilha entrar na mola, retendo assim o seu movimento (montagem adoptada no caso da mola D-M-E).
  • É colocada uma cavilha na chapa das buchas (ou no elemento móvel) a uma distância do retentor igual à do curso necessário para que o elemento móvel faça a desmoldação da zona negativa. O retentor encontra-se ligado ao elemento móvel (ou à chapa das buchas). Quando se faz o recuo do elemento móvel, este move-se até a cavilha entrar no retentor, retendo assim o seu movimento (montagem adoptada no caso da Cumsa).
Figura 1 Desenho a 2 dimensões do retentor de movimentos aplicado no molde (destacado a vermelho).
Figura 2
Animação demonstrativa do funcionamento do retentor de movimentos (cortesia CUMSA). Clique aqui para fazer o download da versão executável.