DISPOSITIVOS DE DESENROSCAMENTO AUTOMÁTICO

Têm como função accionar engrenagens para que se faça o desenroscamento e extracção de peças plásticas.

Os meios mais utilizados para movimento de rotação são:

  • O motor eléctrico, ao veio do qual se une uma roda dentada através de um enchavetamento. Esta roda colocada sobre rolamentos transmite movimento a outra ou outras rodas dentadas por sua vez enchavetadas em veios onde estão maquinadas as zonas moldantes. Quando se dá a abertura do molde, o motor acciona todas as engrenagens, procedendo ao desenroscamento automático da peça e consequente extracção.
Figura 1 Desenho a 2 dimensões do dispositivo de desenroscamento automático (motor eléctrico) aplicado no molde.
  • A cremalheira que accionada em geral por um cilindro hidráulico engrena numa ou várias rodas dentadas, onde estas transmitem o movimento de rotação ao veio que está a moldar uma rosca, promovendo o desenroscamento e extracção de peça.
Figura 2 Desenho a 2 dimensões do dispositivo de desenroscamento automático (cremalheira) aplicado no molde.
  • O fuso, que ao estar fixo do lado da injecção do molde e enroscado a um casquilho colocado no lado da extracção. Quando se dá a abertura do molde, devido à inclinação da rosca existente no fuso e no casquilho roscado, este que está enchavetado a rodas dentadas começa a rodar, devido à força exercida pelo fuso, e transmite movimento de rotação a outras rodas dentadas que estão enchavetadas nos veios moldantes que começam a rodar e a desenroscar a peça de plástico.
Figura 3 Desenho a 2 dimensões do dispositivo de desenroscamento automático (fuso) aplicado no molde.

Está disponível para download a versão executável de uma animação demonstrativa do funciomanto do desenroscamento automático por fuso, cortesia da Hasco.