As tolerâncias estão normalizadas por classes de qualidade e de posicionamento.
QUALIDADE
Foram definidos dezoito graus de inexactidão, designadas por qualidades e que variam de 01, 0, 1, 2, 3, 4, … a 16, como se pode ver na Tabela da Qualidade das Tolerâncias Fundamentais da Norma NP-189. Essa Qualidade representa a largura do campo de tolerância.
A qualidade 01 ou IT 01 (IT significa “ISO Tolerance”), corresponde ao campo de tolerância apertado, enquanto no outro extremo, a qualidade 16 (IT 16), corresponde a um maior campo de tolerância e logo, a uma maior inexactidão da cota. Os valores dos campos de tolerância são dados em função da cota nominal e da qualidade desejada.
Como se pode ver na Tabela da Qualidade (Norma NP-189), o Sistema de Tolerâncias normalizadas, abrange as cotas nominais entre 0 e 500 mm, divididas em 14 campos (0 – 1; 1 – 3; 3 – 6; 6 – 10; … 400 – 500mm). Para a escolha do campo de cotas nominais a que pertence determinada cota concreta, deve sempre atender-se ao seguinte: no intervalo da cota nominal, a cota menor não está incluída enquanto a cota maior do intervalo está incluída.
Como exemplo, uma cota de 18 mm está incluída no intervalo 14 – 18 e não no intervalo 18 – 24.
De notar que os valores da tolerância estão expressos em mícron (m), pelo que há necessidade de fazer a respectiva conversão para milímetros (mm):
CONSULTA NA TABELA DA QUALIDADE
Se, por exemplo, um furo toleranciado de diâmetro 28mm tiver qualidade 7, a respectiva tolerância pode ser obtida através da consulta da tabela ISO correspondente:
Figura 2 | Tabela das qualidades e tolerâncias fundamentais |
Assim, T = 21m = 0,021mm
POSIÇÃO
O posicionamento do intervalo de tolerância é-nos dado por uma letra ou um conjunto de duas letras e pode tomar 28 posições diferentes, para furos (letras maiúsculas) e para veios (letras minúsculas), conforme se pode ver na tabela dos desvios de referência da norma NP-189.
Esta localização ou posição é definida pelo tipo de ajustamento pretendido, como se verá mais à frente.
A figura que se segue mostra graficamente a posição dos campos de tolerância em relação à linha zero:
Figura 3 | Posição dos campos de tolerância em relação à linha zero |
CONSULTA NA TABELA DOS DESVIOS
Na tabela dos desvios, verificamos, em mícron, qual o valor do desvio, a partir da cota nominal, da letra correspondente à posição da tolerância e da qualidade desejada, tendo o cuidado de verificar se se trata do desvio inferior ou do superior.
Esta consulta apenas permite determinar um dos desvios, sendo necessário o cálculo do outro desvio a partir do valor da tolerância e usando a fórmula:
Tolerância | |
Desvio superior do furo (ou veio) | |
Desvio inferior do furo (ou veio) |
Exemplo
Se o furo toleranciado anterior, de Ø 28mm, além da qualidade 7 tiver a posição G:
Consultando a tabela dos desvios correspondentes:
Figura 4 | Tabela de referência dos furos |
Desvio inferior: DI = + 7m = + 0,007mm
Valor da tolerância anteriormente vista: T = 0,021mm
Utilizando a fórmula anterior,
Ou seja,