MANDRILADORA

As mandriladoras são máquinas especiais que permitem a adaptação de diferentes tipos de ferramentas. Com o acoplamento de acessórios apropriados, a mandriladora, além do mandrilamento, pode ser utilizada para furar, fresar, rosquear etc., tornando-se, nesses casos, uma máquina universal. É sem dúvida uma máquina muito versátil, chegando muitas vezes a resolver na totalidade a grande maioria das maquinações de alguns moldes nomeadamente nas suas estruturas.

Cortesia Famopla

Recebe o seu movimento de rotação de um motor directamente acoplado e pode deslocar-se na direcção longitudinal.

Por meio dum mecanismo de engrenagens alojado no cabeçote porta-árvore, podem obter-se diversos números de rotações e avanços.

O cabeçote pode deslocar-se para cima e para baixo ao longo do montante vertical da máquina.

Para servir de apoio a barras de mandrilar compridas utiliza-se uma coluna ou luneta auxiliar. As peças são fixadas sobre a mesa da máquina, a qual além dos movimentos longitudinal e transversal também é normalmente rotativa.

Partes principais da mandriladora

a
Árvore porta-ferramenta
d
Coluna ou luneta
b
Cabeçote porta-árvore
e
Mesa
c
Montante
f
Barra ou haste de mandrilar

Sequência de operações realizadas por uma mandriladora numa caixa de velocidades

Analise a figura passo a passo, acompanhando as indicações abaixo.

  Na posição I, marcada na face posterior da peça, são realizadas as operações numeradas com 1, 2 e 3, nessa ordem. A operação 1 consiste num mandrilamento radial. As operações 2 e 3 correspondem a mandrilamentos cilíndricos simultâneos. Observe que a extremidade da barra de mandrilar está apoiada sobre um mancal, para evitar deslocamentos da ferramenta durante a operação.
  Na posição II, marcada na face lateral direita, são feitas as operações 4 e 5, que compreendem um furo mandrilado com flange e os furos roscados do flange, respectivamente.
  Na posição III, marcada na face frontal, é feito primeiro o furo identificado como operação 6. Repare no dispositivo especial acoplado à ferramenta, para fazer a bolacha desse furo.
  O furo mais acima, nessa mesma face, requer três operações: 7, 8 e 9. O furo identificado com o número 3 já havia sido feito na primeira posição.
  Finalmente, na posição IV, são feitas as operações 10 e 11, ou seja, o mandrilamento e a fresagem da face.