RECTIFICADORA

A rectificadora é uma máquina empregada na maquinação final das peças afim de imprimir às suas superfícies uma exactidão maior e um melhor acabamento do que os conseguidos por operações tradicionais tipo fresagem, torneamento, furação, etc.
Algumas peças precisam de ser submetidos a tratamento térmico, na fase final da sua execução para evidenciarem algumas propriedades até aí latentes, (por exemplo, aumento de dureza). Por razões do ciclo térmico do tratamento, estas sofrem empenos e distorções que obrigam naturalmente a correcção de forma e dimensões só possíveis por recurso a esta operação “rectificação”.

Há basicamente três tipos de rectificadoras utilizadas na indústria de moldes:

  A rectificadora plana
  A rectificadora cilíndrica
  A rectificadora de interiores

Rectificadora plana

Esse tipo de máquina rectifica todos os tipos de superfícies planas: paralelas, perpendiculares ou inclinadas.
Na rectificadora plana, a peça é fixa a uma placa magnética, fixada à mesa da rectificadora. Durante a maquinação, a mesa desloca-se em um movimento rectilíneo da direita para a esquerda e vice-versa, fazendo com que a peça ultrapasse o contacto com a mó em aproximadamente 10 mm.
Há também o deslocamento transversal da mesa. O movimento transversal junto com o movimento longitudinal permitem varrer a superfície a ser maquinada.
O valor do deslocamento transversal depende da largura da mó.
A rectificadora plana pode ser tangencial de eixo horizontal e de topo de eixo vertical, a mais usada é a de eixo horizontal.

 

Rectificadora plana (cortesia Famopla) Movimentos relativos

Rectificadora cilíndrica universal

A rectificadora cilíndrica universal rectifica superfícies cilíndricas, externas ou internas e, em alguns casos, superfícies planas em eixos rebaixados que exijam facejamento.
A peça é fixa, por exemplo, a uma bucha de aperto como a utilizada no torno, que é dotada de um movimento de rotação, ou então recorre-se se necessário à fixação entre pontos. A mó em movimento de rotação entra em contacto com a peça, animada também de movimento de rotação, removendo o material.

Rectificadora cilíndrica universal (cortesia Famopla) Movimentos relativos

Rectificadora de interiores ou por coordenadas

Esse tipo de rectificadora é muito usada na rectificação de furos em peças rectangulares. A peça é fixa à mesa da máquina, a mó tem três movimentos o de rotação (corte), o planetário (avanço) e o axial de vaivém.
Os movimentos de posicionamento dos furos (em X e Y) podem ser feitos pela mesa, ou o X pela ferramenta e o Y pela mesa (máquinas de pórtico).

Movimento de rotação da mó
Movimento planetário
Movimento axial
Movimento de avanço (incremento)
Movimento cónico(axial+avanço)
Movimentos relativos da mó

A combinação dos movimentos de rotação da mó com o movimento planetário e o axial de vaivém resulta no conjunto necessário para rectificar cada furo. Naturalmente excluímos o movimento de avanço necessário para conferir o diâmetro ao respectivo furo.
Para furos a varar iremos ter simultaneamente o conjunto destes movimentos de forma harmoniosa.

Rectificadora de interiores de coluna (fonte Hauser) Movimentos relativos de posicionamento
Rectificadora de interiores de pórtico (fonte Hauser) Movimentos relativos de posicionamento