MOLAS DE COMPRESSÃO

 

Têm como função, depois de comprimidas, transmitir movimento a chapas, elementos móveis e acessórios.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

As molas são normalmente fabricadas aço-liga chrome-vanadium.

Para uma identificação imediata do tipo de carga suportada pelas molas de compressão, estas apresentam uma cor característica consoante se trate de uma carga ligeira, média, pesada ou muito pesada.

Quadro de cores e deflexão máxima por carga segundo a norma ISO 10243

Carga
Cor
Deflexão Máxima por Carga
Ligeira
Verde

 

40%
Média
Azul

 

37,50%
Pesada
Encarnada

 

30%
Muito pesada
Amarela

 

25%

Parâmetros da mola de compressão

D
Diâmetro do furo de alojamento
d
Diâmetro da guia da mola
L
Comprimento total da mola extendida
L0
Comprimento livre inicial
L1
Curso de trabalho
L2
Comprimento da mola comprimida
P
Carga de compressão
F
Carga inicial

Critérios de selecção

Na selecção de uma mola, é necessário ter-se presente que quanto menor for o curso de trabalho, maior é a vida útil da mola. Neste sentido, para um determinado curso, uma mola longa com compressão inicial maior seria a mais adequada para garantir uma vida útil mais elevada.
É sempre preferível, quando a carga e espaço o permitem, utilizar molas de carga ligeira ou média, pois para o mesmo comprimento livre, oferecem os cursos mais longos.
Quando as cargas de trabalho são elevadas, recomenda-se a utilização de molas de carga pesada, com um comprimento livre de pelo menos 6 vezes o curso de trabalho.
Em casos de cargas muito elevadas, recomenda-se a utilização de molas de carga muito pesada com um comprimento livre inicial de pelo menos 8 vezes o curso de trabalho.

A compressão de pré-carga deve ser no mínimo 5% do comprimento livre.
Se a relação entre o comprimento e o diâmetro da mola for superior a 3,5, devem-se utilizar molas guiadas.

Cálculo teórico para a escolha da mola:

    • Determinar L2 e a deflexão elástica t.
    •  Seleccionar D com base no espaço disponível e calcular o nº de espiras N.
    • Consultar o catálogo e calcular L0 de acordo com L2 e a deflexão elástica.
    • Calcular a deflexão prévia (f1 = L0 – L2 + t), afim de seleccionar a mola de rigidez R, pertencente à classe de carga que se considere mais adequada.
    • Arbitrar F e calcular a rigidez teórica de cada mola (R1 = F1 tot / (N-f1)).
    • Comparar R e R1:
  1. Se a diferença entre esses dois valores for pequena, basta modificar a carga prévia;
  2. Se essa diferença for elevada, deve-se escolher molas com outra rigidez, trocando a série de carga ou o diâmetro.