MOLDES DE MÚLTIPLAS CAVIDADES

Frame de uma animação flash disponível para download (cortesia Hasco).

É o molde que permite responder a grandes produções, devido ao seu número de cavidades poder ser desde 2 até largas dezenas.

O sistema de injecção mais utilizado por ser mais barato é a injecção à junta, especialmente quando os moldes têm muitas cavidades. Quando o número de cavidades não exceder 16 e for necessário que as peças tenham boa resistência, aparência e que o ciclo de moldação seja rápido, deve-se utilizar o sistema de canal aquecido.

O sistema de canal aquecido é aconselhável para todo o número de cavidades, só não é aconselhável utilizá-lo em moldes com mais de 16 cavidades por ser bastante dispendioso. A extracção nestes moldes é feita por extractores.

Figura 1 Mostra um molde de 4 cavidades (2 + 2) com injecção à junta e extracção por extractores. As zonas moldantes, cavidades e buchas, estão encastradas em caixas baixas com paredes inclinadas a 5º feitas na estrutura.

Figura 2 Mostra um molde de 8 cavidades iguais com injecção à junta e submarina. As cavidades e buchas são montadas em caixas fundas maquinadas nas chapas das cavidades e das buchas. A extracção é feita por extractores.


Figura 3

Mostra o perfil mais indicado dos canais de injecção para moldes de cavidades múltiplas de 2, 3, 4, 6, 8, 16, 24 e 32 cavidades.

Para um número de cavidades, o dobro de cada um dos números acima, segue-se o mesmo perfil, considerando que o mostrado, na figura 3, é a metade do perfil dos canais.