O aquecimento dos moldes com canais aquecidos pode resumir-se a dois tipos essenciais que são:
- Aquecimento interno
- Aquecimento externo
No aquecimento interno, a fonte de calor (resistências eléctricas), encontra-se colocada no seio da matéria plástica do canal e por este facto, todo o calor fornecido ao sistema é absorvido por esta matéria, como se pode ver na figura 8.
Figura 8 | Aquecimento interno (à esquerda) e externo (à direita) |
Este sistema apresenta alguns htmectos menos vantajosos, tais como:
- Devido ao facto de a superfície externa do canal ser fria, forma-se uma camada sólida de material plástico que tende a arrastar-se para o interior da cavidade (contaminação) e por sua vez dificulta a mudança de cor ou de material a injectar.
- Pelo facto de as resistências de aquecimento se encontrarem no seio do canal, a superfície de contacto entre a matéria plástica e o sistema aumenta, contribuindo este facto, para um aumento da resistência ao fluxo, como se pode verificar pela variação da velocidade indicada no diagrama das velocidades da figura 9.
Figura 9 | Diagrama das velocidades |
No aquecimento externo, a fonte de calor é colocada na parte externa do canal de condução da matéria plástica e por este facto, nem todo o calor fornecido pela fonte de calor é transmitido à matéria plástica. No entanto, no que se refere ao fluxo de material, por se tratar de um canal aberto, este sistema apresenta menor atrito entre a matéria plástica e o sistema, pois só há atrito na periferia do canal.
Se atentarmos ao facto de o diagrama das velocidades ser mais uniforme, este contribui para o aparecimento de taxas de corte mais baixas, embora este factor não seja importante para o processamento de todos os materiais.
Ao invés do sistema anteriormente referido, se considerarmos que as paredes do canal se encontram aquecidas, este sistema permite-nos uma maior uniformização da temperatura do fundido. As figuras 8 e 10 ilustram respectivamente, um sistema de aquecimento externo e o diagrama das velocidades para o mesmo sistema.
Figura 10 | Diagrama das velocidades |
Encontram–se no mercado, acessórios para moldes com canais aquecidos, de diversos fabricantes, com aplicação dos dois tipos de aquecimento anteriormente referidos.