INJECÇÃO ASSISTIDA POR GÁS – VANTAGENS E DESVANTAGENS

VANTAGENS

  •  Redução do tempo de ciclo de injecção em cerca de 10% do tempo total;
  • Redução da pressão de injecção e da força de fecho da máquina de injecção. A injecção assistida por gás permite reduzir significativamente estes valores para cerca de 20% dos valores convencionais, desta forma são também dispensáveis sistemas hidráulicos de alta pressão de serviço pelo que há também uma redução do consumo energético associado à produção;
  • Obtenção de peças isentas de empenos, chupados, tensões ou de outros defeitos superficiais;
  • Redução do peso das peças sem prejuízo das suas características mecânicas;
  • Consolidação correcta de peças onde coexistem secções finas e espessas;
    • Grande liberdade de design para a peça;
    • Redução dos custos de fabrico do molde, possibilitando sistemas de injecção com menor quantidade de bicos, já que o processo incrementa o comprimento de fluxo do material.

DESVANTAGENS

O processo em si traz tantas vantagens à qualidade das peças e à redução de custos que se torna difícil apontar uma desvantagem técnica. Daí que as maiores desvantagens resultem de factores económicos, os quais nunca poderão ser esquecidos, relacionados com o desenvolvimento proprietário de tecnologia para a utilização neste processo.

  • Licenciamento de utilização do processo. Algumas empresas fornecedoras desta tecnologia patentearam os respectivos processos e requerem a compra de uma licença para que se possa desenvolver um projecto de molde incorporando essa tecnologia. Em baixo, pode-se ver uma tabela com alguns fornecedores desta tecnologia e quais requerem licença.
Fornecedor
Sistema
Licença
Battenfeld Airmould Módulos de Regulação de Pressão eSistemas geradores de nitrogénio
Não
Cinpres, Ltd. Sistemas multiválvula com intensificação integral de pressão
Sim
Epcon Gas Systems Sistemas multiválvula com intensificação integral de pressão e Métodos de Controlo de Injecção
Não
Gas Injection Limited Injecção Assistida Externamente por Gás
Sim
Gain Technologies Sistemas multiválvula com geradores de nitrogénio e intensificação integral da pressão
Sim
Helga (Hettinga) Método de injecção de um líquido proprietário que se converte em gás uma vez dentro do molde
Não
Johnson Controls Injecção de gás em sistemas multi-bico
Não
Nitrogen Sistemas multiválvula com capacidade de intensificação da pressão
Sim
  • Apesar de alguns destes fornecedores de tecnologia não exigirem licenciamento para a utilização dos seus métodos, por vezes, o próprio método necessita de equipamento de controlo específico bastante dispendioso. Equipamento deste tipo pode orçar entre 30.000 a 85.000US$, qualquer coisa como entre 7.000cts a 20.000cts, o que pode influenciar bastante a opção por este tipo de injecção, dependendo do tamanho da série de moldação.
  • O custo de utilização do nitrogénio é também um factor a ter em conta. À excepção do método desenvolvido pela Helga, todos os restantes métodos usam o nitrogénio como gás principal devido à sua natureza inerte e à facilidade da sua obtenção. Contudo, o seu armazenamento pode ser algo complicado dada a volumetria dos tanques, o que impede a sua localização junto à máquina de injecção. Só recentemente, foram desenvolvidos dispositivos que preparam o nitrogénio imediatamente antes da injecção e que o reciclam, alojados em pequenas unidades que podem agora ser localizadas junto à máquina de injecção.