OUTROS TRATAMENTOS TERMOQUÍMICOS

CIANURAÇÃO

Este tratamento Termo-Químico tem por objectivo endurecer a capa superficial do aço, pela acção combinada do carbono e do azoto.
Este tratamento realiza-se aquecendo as peças a 750ºC/950ºC, num banho apropriado de cianetos, carbonatos e cloretos de sódio. Pode considerar-se um tratamento misto de cementação e nitruração.
Tem o inconveniente de não se conseguirem películas muito profundas e os seus gases serem extremamente venenosos.

CARBONITRURAÇÃO

Neste tratamento são utilizados gases portadores de carbono e azoto que actuam sobre as peças aquecidas a cerca de 900ºC.

SULFINIZAÇÃO “SULFINUZ”

É um tratamento feito em banho de sais apropriados à temperatura de 560ºC/570ºC.
Este tratamento origina superfícies muito aptas para o trabalho de atrito pelo grau de polimento que adquirem com o uso e ainda pela difusão do carbono, enxofre e azoto produzida numa película que dificilmente excede os 0.3 mm.
Este tratamento não provoca aumento de dureza, afectando-se analogamente à nitruração macia.
A diferença está no facto do enxofre, além do carbono e do azoto, também entrarem na formação da zona de ligação.
A penetração de carbono e de azoto na superfície verifica-se tal como na nitruração macia, enquanto que o enxofre apenas participa na formação de película mais exterior da zona de ligação.
O htmecto duma superfície sulfinizada visto ao microscópio é de pele de galinha muito fina, em virtude das microcavidades superficiais.
Estes três últimos tratamentos foram aqui abordados muito superficialmente, pois a sua aplicação entre nós não está muito desenvolvida.