O processo de injecção consiste em aquecer material termoplástico até à sua temperatura de amolecimento; injectá-lo dentro de uma forma oca (molde), que tem a forma da peça desejada; resfriá-lo até à sua solidificação; abrir o molde e retirar a peça. Este processo é executado em máquinas de injecção.Numa máquina de injecção é possível distinguir quatro unidades principais:
Figura 2 | Unidades principais de uma máquina de injecção |
Unidade de potência – Fornece a energia necessária para os diversos elementos da máquina. Este sistema é geralmente hidráulico. No entanto, existem máquinas totalmente accionadas por dispositivos eléctro mecânicos.
Unidade de injecção – Tem como função transportar , fundir e homogeneizar o termoplástico, desde o reservatório até ao bico de injecção, bem como injectar e pressurizar o fundido.
Unidade de fecho – Unidade onde é fixo o molde. O sistema mantém-se recuado durante a injecção e pressurização. Após a abertura do molde, o sistema de extracção, que integra a unidade, ejecta a peça.
Unidade de comando – Sistema que permite ao operador regular as operações, os parâmetros do processo e os dispositivos da máquina de injecção.