INTRODUÇÃO À FRESAGEM

As peças a serem maquinadas podem ter as mais variadas formas. Este poderia ser um factor de complicação do processo de maquinação. Porém, graças à máquina fresadora e às suas ferramentas e dispositivos especiais, é possível maquinar praticamente qualquer peça e superfícies de todos os tipos e formatos. A operação de maquinação feita por meio da máquina fresadora é chamada fresagem, no entanto outras operações podem também ser executadas neste tipo de equipamento .

Cortesia Lusomolde

A fresagem é um processo de maquinação mecânica, feito por fresadoras e ferramentas de corte designadas por fresas. A fresagem consiste em retirar o excesso de metal ou sobremetal da superfície de uma peça, a fim de lhe conferir uma forma e acabamento desejados.

Na fresagem, a remoção do material da peça é feita pela combinação de dois movimentos, efectuados ao mesmo tempo. Um dos movimentos é o de rotação da ferramenta, a fresa. O outro é o movimento relativo peça-ferramenta o qual na maioria dos casos é feito pela mesa da máquina, onde é fixada a peça a ser maquinada, note-se porém, que existem situações em que este movimento relativo pode não ser feito pela mesa (peça), é o caso das fresadoras de mesa apoiada, nas quais a mesa se encontra imóvel, é a ferramenta que faz todos os movimentos.