FRESAGEM CONCORDANTE E DISCORDANTE

O movimento de avanço pode levar a peça contra o movimento de rotação do dente da fresa, é o chamado movimento discordante. Ou pode também levar a peça no mesmo sentido do movimento do dente da fresa, este é chamado demovimento concordante.

Fresagem concordante
Fresagem discordante
Na fresagem concordante o escorregamento não existe e a aresta inicia o corte imediatamente após o contacto com o material. Surge, porém, um impacto da aresta contra a peça, já que o corte se inicia pela maior espessura da apara. Desaparece o escorregamento na aresta de corte mas aumenta a necessidade de resistência ao choque.
Neste tipo de fresagem a direcção das forças de corte tende a pressionar a peça contra a mesa.
Na fresagem discordante existe o crescimento da espessura da apara desde o zero até à espessura máxima, o que resulta que antes da aresta da fresa iniciar o corte esta tende a escorregar pelo material com uma certa pressão. Devido a essa pressão, tanto a peça como a ferramenta cederão e tendem a afastar-se um pouco. A distância durante a qual a aresta escorrega, antes de iniciar o corte, resulta das propriedades do material da peça, da sua forma, da sua fixação e da rigidez da máquina. Este fenómeno de escorregamento provoca um maior desgaste na ferramenta do que o corte propriamente dito.
Neste tipo de fresagem a direcção das forças de corte tende a levantar a peça e afastá-la da ferramenta.
Exige:
– maior rigidez da máquina
– ausência de folgas
Exige:
– menor rigidez da máquina (máquinas com algumas folgas)
Obtém-se:
– Melhor acabamento superficial
– Menor desgaste da ferramenta
– Melhor rigor dimensional
Obtém-se:
– Pior acabamento superficial
– Maior desgaste da ferramenta
– Pior rigor dimensional

ACCIONAMENTO DO MOVIMENTO DE AVANÇOS DOS EIXOS

As fresadoras convencionais trabalham com o avanço da mesa baseado na transformação do movimento circular (manivela) para o movimento linear (mesa), em parafuso e porca. Com o tempo e desgaste da máquina ocorrem folgas entre estes elementos.

Esta folga cria algum transtorno ao operador ao longo do processo de fresagem, em cada inversão no sentido do movimento, o operador tem de “tirar a folga”, isto é, tem de, antes de “colocar o limbo a zero”, rodar a manivela no sentido contrário para de seguida compensar essa folga.

Nas máquinas CNC esta arquitectura não é viável, portanto o sistema usado é o de fuso e porca com esferas recirculantes, conseguindo-se deste modo reduzir as folgas e atritos entre ambos. Para se proceder à afinação deste conjunto conta-se com um anel de pré-tensão entre as duas meias porcas.