Modo MDI – Manual Data Input – Entrada Manual de Dados
Modo de funcionamento numa máquina-ferramenta, em que pode criar-se um programa até 10 linhas (este valor varia conforme os comandos numéricos), em tudo idêntico aos programas normais escritos em memória. O programa, ou muitas vezes apenas uma instrução ou um bloco, pode ser executado neste modo.
O modo MDI é particularmente útil para situações simples, como posicionamentos, testes de trajectória, etc.
O programa criado em MDI pode, quando desejado ou necessário, ser transcrito para um programa em memória, dado que não é possível guardar senão um programa neste modo.
A ordem de chamada a uma macro pode ser feita no modo MDI. No entanto, durante o funcionamento automático, não é possível chamar um programa de macro criado e mantido neste modo, nem mudar para o modo MDI para se chamar uma macro.
Procura de número de sequência
Não pode fazer-se procura dum número de sequência, num programa de macro. Exemplo:
Modo bloco a bloco
Mesmo durante a execução duma macro, pode transferir-se a execução de programa para o modo bloco a bloco.
Um bloco que contenha uma ordem de chamada a macro (G65, G66 ou G67) não se detém mesmo que esteja activado o modo bloco a bloco.
Os blocos que contenham instruções de operações aritméticas e ordens de controle, podem deter-se no modo bloco a bloco, configurando SBM (bit 5 do parâmetro 6000) para o valor 1.
O modo de funcionamento bloco a bloco (paragem) é particularmente útil para testar programas de macro.
Observe-se que quando se faz uma paragem em bloco a bloco numa declaração de macro, no tipo C de compensação de raio de ferramenta, é suposto esta declaração estar num bloco que não execute nenhum deslocamento, não podendo, em alguns casos, executar-se uma compensação adequada.
Salto opcional de bloco
Considera-se que o caracter ‘/’ que aparece no meio duma <expressão> (contida entre [ ] do lado direito duma expressão aritmética) é o operador de divisão; não se considera como o elemento especificador de um código de salto opcional de bloco.
Funcionamento em modo EDIT
Configurando NE8 (bit 0 do parâmetro 3202) e NE9 (bit 4 do parâmetro 3202) para o valor 1, ficam inibidas as operações de editar e apagar programas de macro cliente e subprogramas, com os números de 8000 a 8999 e de 9000 a 9999. Este procedimento impede que sejam destruídos, por acidente, programas de macro e subprogramas memorizados.Quando toda a memória é apagada (primindo as teclas <RESET> e <DELETE> quando a tensão da máquina é activada), os programas de macro são também eliminados.
RESET
Quando é primida a tecla <RESET>, os valores das variáveis locais e das variáveis comuns (globais) de #100 a #149, são apagados, ficando-lhes atribuído o valor 0 (zero). Pode evitar-se, no entanto, que estas variáveis sejam redefinidas para zero, configurando CLV e CCV (bits 7 e 6 do parâmetro 6001).
As variáveis de sistema de #1000 a #1133, não são apagadas.A operação <RESET> elimina qualquer estado activado pela chamada de subprogramas e programas de macro, assim como o estado da estrutura DO, devolvendo o controle ao programa principal.
Suspensão de avanço (“FEED HOLD”)
Quando a suspensão de avanço é activada durante a execução de uma declaração de macro, a máquina pára, depois de executar a dita declaração.A máquina também pára com um <RESET>, ou quando ocorre um alarme.
Constantes
Numa <expressão> podem usar-se os seguintes intervalos para constantes:+0.0000001 a +99999999-99999999 a -0.0000001O número de dígitos significativos é 8 (decimal). Se este limite for ultrapassado, activar-se-á o alarme P/S Nº 003.
Programação do Ponto Decimal
Os valores numéricos podem introduzir-se com ponto decimal, podendo este ser especificado com os endereços X, Y, Z, U, V, W, A, B, C, I, J, K, Q, R e F.
Existem dois tipos de notação para o ponto decimal: a notação tipo calculadora e a notação standard. Quando se utiliza a notação tipo calculadora, considera-se um valor sem ponto decimal como programado em mm, polegadas ou graus. Quando se utiliza a notação standard, o dito valor considera-se especificado em incrementos mínimos de entrada para o respectivo endereço.
A notação activa, depende do valor do bit DPI: bit 0 do parâmetro 3401.
Os valores podem especificar-se com ou sem ponto decimal, num mesmo programa.
Exemplos:
X1000 Valor programado sem ponto decimal |
1000 mm Unidade: mm |
1mm Unidade: incremento mínimo de entrada (0.001 mm) |
X1000.0 Valor programado com ponto decimal |
1000 mm Unidade: mm |
1000 mm Unidade: mm |
Observações:
Tomamos como referência, para esta informação, os controladores Fanuc das séries: 16-MC, 18-MC, 160-MC, 180-MC. | |
É importante verificar, na documentação fornecida pelo vendedor, se o parâmetro para este fim tem, de facto, o número indicado. | |
A eventual alteração deste – ou qualquer outro parâmetro – deve ser feita por uma pessoa experimentada, de forma a evitar alterações indesejadas e potencialmente perigosas, para o funcionamento da máquina. |